Hipnotic Arte e Beleza

terça-feira, 17 de abril de 2012

Histórias da cruzes


cruz de Malta ou cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada.
Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.

cruz pátea (derivada do francês croix pattée significando cruz patada), por vezes chamada cruz templária, sendo mais do que uma cruz específica, é uma categoria de cruzes caracterizadas por terem pontas mais amplas no seu perímetro do que no centro, configurando "patas".
A cruz pátea é às vezes confundida com a Cruz de Malta e a Cruz de Cristo, o que não deixa de fazer sentido pois ambas estas podem ser consideradas sub-categorias daquela. 

Cruz da Ordem de Cristo é o emblema da histórica Ordem de Cristo, (também chamada Ordem dos Cavaleiros de Cristo) de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo intrínseco a Portugal, usado, por exemplo, nas velas das naus do tempo dos Descobrimentos, pela Força Aérea Portuguesa e na bandeira da Região Autónoma da Madeira. É usada também no brasão de Tomar, juntamente com a Cruz Templária, cidade que foi sede da Ordem dos Templários no Reino de Portugal e da Ordem de Cristo, sucessora da anterior.
Já no século XIX, passou a representar a Ordem Militar de Cristo, em Portugal, e a Imperial Ordem de Cristo, no Brasil.




Por Wikipedia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário